terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Marvin Gaye


                    

Marvin Pentz Gay Jr. - que, assim com Sam Cooke, acrescentou a letra "e" ao seu sobrenome depois de adulto - nasceu em 02 de abril de 1939, em Washington (capital dos EUA). O segundo dos três filhos do senhor Marvin Gay - um pastor ordenado pela conservadora seita cristã "Casa de Deus", que agrega elementos do Judaísmo ortodóxo e impunha rigorosas normas de conduta - começou a cantar na igreja com apenas 3 anos de idade. Não demorou muito tempo para o garoto tornar-se solista do coral. Também se dedicando ao piano e a bateria, a música se transformou numa verdadeira válvula de escape de sua apavorante vida familiar. Durante toda a infância, Gaye apanhava do pai quase que diariamente.
Assim que concluiu o 2º grau, o futuro cantor alistou-se na Aeronáutica e logo foi dispensado. Livre do serviço militar, Gaye retornou à Washington e passou a fazer parte de uma porção de "doo wop groups" (conjuntos amadores de rua) chegando, eventualmente, a integrar os Rainbows; que eram a principal atração local. Com a ajuda do mentor Bo Diddley, o grupo gravou um single para o selo Okeh - "Wyatt Earp" - que chamou a atenção do cantor Harvey Fuqua. Em 1958, Fuqua recruta os rapazes para aquela que seria a última formação do seu conjunto: os Moonglows. Após se transferirem para Chicago, os Moonglows gravam uma série de singles para a Chess (incluindo a canção "Mama Loocie", de 1959). Em uma apresentação na cidade de Detroit, a graciosa extensão vocal de Gaye despertou o interesse do gerente de gravadora Berry Gordy Jr., que persuadiu o cantor a assinar um contrato com o selo Motown em 1961.
Em seu primeiro trabalho para a Motown, como baterista nas gravações do grupo iniciante Smokey Robinson and the Miracles, Marvin conhece Anna Gordy (irmã de Berry) e os dois casam-se no final desse mesmo ano. Seus primeiros singles como artista solo não atingem o sucesso esperado e ele só consegue algum destaque na quarta tentativa - a canção "Stubborn Kind of Fellow - que, em 1962, torna-se um hit de pequenas proporções. Com as próximas duas músicas lançadas (as dançantes "Hitch Hike" e "Can I Get a Witness", de 1963), o cantor alcança o Top 30 das paradas; mas somente com a canção "Pride and Joy", também de 1963, que Gaye consegue colocar uma música sua no Top 10 pela primeira vez. O único problema nessa busca de reconhecimento público era que o seu desejo de tornar-se um cantor de exuberantes baladas românticas corria em direção oposta à expectativa de hits da toda poderosa Motown. Os longos anos de relacionamento entre Gaye e a companhia foram marcados por brigas de ambos os lados; já que as insistentes cobranças da gravadora por produto comercial eram incompatíveis com as suas ambições artísticas.
Ao lado de Mary Wells, ele inicia a famosa série de duetos com o lançamento de "Marvin and Mary Together", em 1964. Este seria o seu primeiro álbum a destacar-se nas paradas, emplacando hits como "Once Upon a Time" e "What's the Matter with You, Baby?" Como artista solo, Gaye continuou a desfrutar de um grande sucesso, colocando 3 músicas no Top 10 das paradas - "Ain't That Peculiar", "I'll Be Doggone" e "How Sweet It Is (To Be Loved by You)" - em 1965. No total, o cantor foi responsável por 39 dos 40 singles de sucesso que a Motown conseguiu; muitos dos quais ele mesmo escreveu e arranjou. Com Kim Weston, a segunda de suas parcerias vocais, Gaye lança no ano seguinte o disco "It Takes Two" e se estabelece como um dos principais artistas na era dos duos.
De qualquer modo, os maiores duetos do cantor aconteceram em parceria com Tammi Terrell e canções como "Ain't No Mountain High Enough", "Your Precious Love" (ambas de 1967), "Ain't Nothing Like the Real Thing" e "You're All I Need to Get By" (ambas de 1968) tornaram-se hits instantâneos. O sucesso da dupla foi interrompido abruptamente em 1967, quando Tammi desmaiou nos braços de Gaye durante uma apresentação em Virginia (EUA). Aquela foi a primeira evidência de um tumor cerebral que encerrou a carreira dela e finalmente a matou em 16 de março de 1970. A doença e a eventual perda da colega deixaram Marvin profundamente pertubado. Ao mesmo tempo em que tudo isso acontecia, ele viu a música "I Heard Through the Grapevine" tornar-se o maior hit da sua carreira em 1968.
Na época, Gaye ainda teve que lidar com uma série de problemas pessoais. O casamento com Anna não ia nada bem, mas o que realmente o incomodava era o fato de considerar o seu trabalho completamente irrelevante em relação às transformações sociais que assolavam a América durante o período. Após colocar mais dois hits no Top 10 em 1969 - as canções "Too Busy Thinking About my Baby" e "That's the Way Love Is" -, ele passou a maior parte de 1970 recluso; reaparecendo no ano seguinte com o auto-produzido "What's Going On". As drásticas mudanças no conteúdo e no estilo do álbum alteraram para sempre a história da black music. Incorporando o jazz e a música clássica com um forte elemento percussivo, essa obra-prima de Gaye sustentava as profundas crenças espirituais do cantor; além de abordar questões como a pobreza e a corrupção policial nas músicas. Entre as principais temáticas do disco, também podemos destacar o conflito no Vietnã, que era uma das maiores preocupações de Gaye.
A ambição e a complexidade de "What's Going On" confudiram Berry Gordy, que inicialmente se recusou a lançar o LP (ele acabou cedendo, embora afirmasse que nunca entendeu o conceito total do álbum). O cantor sentiu-se vingado quando a magnífica faixa-título alcançou o 2º lugar nas paradas em 1971 e as duas canções seguintes - "Mercy Mercy Me" e "Inner City Blues (Make Me Wanna Roller)" - também chegaram ao Top 10. O sucesso comercial do disco garantiu que Gaye continuasse a ter todo o controle sobre seu próprio trabalho e isso ajudou a afrouxar as rédeas de outros artistas da Motown (como é o caso de Stevie Wonder, que também assumiu o controle de seu próprio destino). Mudando novamente a direção, Gaye concorda em compor para o filme "Trouble Man" em 1972 e acaba produzindo uma trilha-sonora basicamente instrumental, que mostrava o seu crescente interesse em jazz. A minimalista faixa-título, que tinha um vocal ocasional, foi mais um sucesso nas paradas.
O erotismo implícito em vários momentos de sua carreira atinge o ponto de ebulição em 1973, com o lançamento de "Let's Get it On". O álbum marcou outra mudança significativa na perspectiva lírica do cantor: agora a temática política dava lugar a uma visão profundamente pessoal de sua vida. A faixa-título chegou ao 1º lugar no Top 10 e o disco se tornou um de seus trabalhos mais bem sucedidos. Gaye se une a Diana Ross e os dois gravam em parceria o álbum de duetos "Marvin and Diana" em 1973. Ele começa a pensar em seu próximo disco solo, "I Want You", mas o divórcio com Anna Gordy consome muito do seu tempo em tribunais. Para compensar a ausência dos estúdios, a Motown lança "Live at the London Palladium", que ainda desovou o single "Got to Give it Up (Pt.1)", último hit do cantor à alcançar o número 1 nas paradas. Ele finalmente se separa de Anna em 1977.
Como resultado do acordo judicial, Gaye foi ordenado a pagar pensão alimentícia. O mais estranho nessa história é que o cantor deveria gravar um novo álbum e que todos os royalties das vendas seriam repassados a sua ex-esposa como pagamento da pensão! O disco de 1978, um LP duplo ironicamente intitulado "Here, My Dear", explorou o relacionamento do casal em detalhes tão íntimos que Anna rapidamente pensou em processá-lo por invasão de privacidade. Nesse meio tempo, Gaye se casou novamente e começou a trabalhar em um novo álbum, "Lover Man", mas descartou o projeto quando o single principal "Ego Tripping Out" - que fazia um contraponto entre o seu lado espiritual e sexual, que o biógrafo David Ritz mais tarde chamou de "alma dividida" do cantor - fracassou nas paradas. O casamento com Janis Hunter começa a desmoronar e ele se afunda nas drogas. Tentando afastar-se de seus demônios pessoais, Gaye se muda para o Havaí.
Problemas com o imposto de renda fazem o cantor fugir para a Bélgica em 1981, onde ele inicia os trabalhos do ambicioso "In Our Lifetime". Este disco profundamente filosófico foi o último lançamento de Gaye pela Motown. O cantor reclamou que o selo editou e remixou todo o material sem o seu consentimento; além de parodiar a arte gráfica original e substituir o título do álbum por um ponto de interrogação na capa. Assinando com a Columbia em 1982, ele acabou se viciando em cocaína e ainda colecionou uma série de histórias de mau comportamento na companhia antes de ressurgir triunfante com "Midnight Love", que o trouxe novamente ao Top 10 com a canção "Sexual Healing". O sucesso do novo álbum coloca Gaye nas alturas e, em 1983, ele faz as pazes com Berry Gordy e aparece num especial de TV que celebrava o aniversário da Motown. Nesse mesmo ano, Gaye canta uma versão toda pessoal de "Star-Spangled Banner" no All-Star Game da NBA, que rapidamente se tornou uma das interpretações mais controversas e lendárias do hino nacional americano. Esta também seria a sua última aparição pública.
A dependência da cocaína aumentava a cada dia. Numa tentativa de recuperar o controle de sua vida, o cantor volta aos EUA e instala-se com sua família em Los Angeles. Tragicamente, o retorno ao lar acelerou a depressão que ele sentia. As brigas com seu pai eram constantes e Gaye ameaçou se suicidar uma porção de vezes.

Morte

Era pouco antes do meio-dia de 1º de abril de 1984 quando começou a discussão que colocaria fim à vida de Marvin Gaye. Ele e a mãe, Alberta, de 71 anos, estavam conversando no quarto dele, que ficava no andar de cima do sobrado da família, em Los Angeles. Eles escutaram um grito ininteligível vindo do andar de baixo: era o pai dele, de mesmo nome, 70 anos. Estava aborrecido porque não conseguia encontrar algumas cartas que faziam parte de uma apólice de seguro.

Marvin pai gritou com a mulher de novo. O filho ficou irritado com o tom de voz e disse para que ele fosse até o andar de cima, para que a mãe pudesse entender o que ele estava dizendo. Quando o Gaye mais velho entrou no quarto do filho, berrou com a mulher mais uma vez. O mais novo explodiu: "Você não pode falar com a minha mãe desse jeito", disse, sério. Uma discussão barulhenta se seguiu. Marvin disse ao pai que saísse do quarto. Ele se recusou. Marvin empurrou o pai para o corredor, onde a discussão continuou. Finalmente Alberta interveio; o pai saiu pisando duro e o filho e a mãe voltaram para o quarto.

A essa altura, Gaye pai já não estava mais procurando os papéis do seguro. Buscava uma arma, e encontrou: um revólver calibre .38. Voltou para o quarto do filho e, a uma distância entre 1,20 e 1,80 metro, deu um tiro no peito do mais jovem. A bala atravessou o coração de Marvin. Alguns segundos se passaram. O pai se aproximou do filho moribundo enquanto a mãe olhava e atirou de novo, à queima-roupa, no ombro esquerdo dele.
Depois disso, Marvin Gaye pai desceu a escada, saiu de casa, jogou o revólver na grama e se sentou na varanda para esperar a polícia chegar.

Mesmo antes de o pai atirar a bala que colocou fim a sua vida, Marvin Pentz Gaye, 44 anos, queria morrer. "Ele estava desesperançado", diz um parente próximo que esteve com ele na noite anterior a sua morte. "Ele achava que todo mundo o odiava. Estava conversando com as fadas, pronto para cair fora. Estava em estado de espírito suicida."

Menos de três semanas antes do assassinato, Gaye tinha anunciado a um grupo de familiares e amigos que colocaria fim à própria vida. Segundo um amigo: "Eles estavam em casa, ele pegou uma arma e disse: 'Para mim, chega'. E encostou a arma na cabeça. Três pessoas correram até ele ao mesmo tempo e arrancaram a arma de sua mão".

De acordo com outro amigo, a vida de Gaye tinha se transformado em um pesadelo de uso excessivo de cocaína, de falta de dinheiro, de pagar pensão e, finalmente, de inimizade e desconfiança dentro da família. "Marvin não lidava bem com pressão", diz Curtis Shaw, ex-advogado e amigo de longa data do cantor. "Principalmente quando a pressão vinha da vida pessoal."
Durante a última semana de vida, Gaye passou a maior parte do tempo na casa dos pais em Los Angeles, no bairro negro de classe média de Crenshaw - a casa que ele tinha comprado para os dois mais de uma década antes, para a qual ele também se mudara em novembro de 1983. Na verdade, mal saía de seu quarto no andar de cima. "Ele achava que tinha gente querendo matá-lo", lembra um parente. Tinha medo de ser envenenado: no dia anterior a sua morte, pediu a um integrante da família que comprasse um cachorro-quente para ele - mas, ao recebê-lo, jogou-o no jardim.

"Ele era um louco", diz um amigo. "Sentava com as costas encostadas na parede, segurando uma pistola, e não deixava ninguém se aproximar. E daí, de repente, durante umas três ou quatro horas, ele descia e se transformava no outro Marvin."

A personalidade de Gaye era sempre instável - no ano passado [1983], referiu-se a si mesmo como esquizofrênico - e havia a tendência ao uso de drogas e a cometer ações extravagantes e ameaçadoras para ele mesmo. Depois do divórcio de Anna Gordy em 1976 - eles estavam casados havia 14 anos -, Gaye, desesperançado, tentou se matar no Havaí ao ingerir cerca de 30 gramas de cocaína pura em menos de uma hora. Ele se referia a momentos assim como suas "horas loucas".

Caçado pelo imposto de renda por US$ 2 milhões em tributos atrasados, forçado a declarar falência e brigando com a gravadora Motown, Marvin tentou deixar para trás todos os problemas com a mudança para a Europa em 1980, e acabou se fixando em Ostend, na Bélgica.
O exílio autoimposto funcionou durante um tempo; Gaye conseguiu controlar o uso de drogas e começou a exercitar-se regularmente. Em 1982, assinou com uma gravadora nova, a CBS, e começou a preparar um álbum novo, Midnight Love. Apesar de Gaye "cheirar cocaína de hora em hora", nas palavras de uma pessoa que esteve no estúdio, Midnight Love marcou um retorno brilhante e de muito sucesso; seu primeiro single, "Sexual Healing", chegou ao número 1 das paradas norte-americanas.

Parecia que Gaye estava com outro estado de espírito. Mais ou menos naquele período, tivera uma longa conversa a respeito de suicídio com Gordon Banks, seu cunhado e principal parceiro musical. "Conversamos muito tempo sobre Jesus e também sobre pecados que nunca seriam perdoados", conta Banks. "O suicídio era um desses pecados. Marvin não queria ir para o inferno. Ele não queria cometer suicídio."

No final de 1982, Gaye resolveu voltar para Los Angeles - não tanto para colher os benefícios de sua fama recém-reconquistada, mas sim para ficar com a mãe, que estava com uma doença séria nos rins ("Marvin tinha muito amor, mais do que o normal, pela mãe", diz o cantor e amigo Bobby Womack). Ele se mudou para uma casa em Hollywood Hills. Mas seus antigos amigos - sanguessugas e aproveitadores - apareceram sem ser convidados. Para fugir deles, Gaye se mudou para Palm Springs. Mas eles o seguiram até lá também - e o uso de drogas aumentou vertiginosamente.

"A certa altura, ele me disse que queria acabar com o hábito", uma namorada, Deborah Derrick, declarou ao jornal Los Angeles Times. "Ele passou quatro dias [sem usar drogas], e daí um amigo trouxe um pouco para ele..."
Suas finanças também estavam em mau estado. Gaye devia cerca de US$ 300 mil em pensões atrasadas para suas ex-mulheres, Anna Gordy e Janis Hunter. Enfrentava processo na casa das centenas de milhares de dólares que a ex-namorada Carole Pinon Cummings tinha iniciado neste ano [1984], alegando
que Gaye a espancara diversas vezes.

Uma pessoa próxima atribuía o estado financeiro desastroso de Gaye a sua mania de contratar familiares e amigos para desempenhar funções para as quais não estavam qualificados. "Delegar tarefas a pessoas incompetentes - foi isso que o levou à falência", diz Curtis Shaw. "Eu não consegui fazer nem com que Marvin contratasse um contador. Aliás, o juiz federal de falência disse a ele, no tribunal: 'Sr. Gaye, nós todos estamos nos esforçando muitíssimo para que consiga resolver todos esses problemas terríveis, mas eu já conheço o padrão'."

Mas nenhum problema parecia pesar mais a Marvin do que as confusões em família. Já era bem ruim o fato de sua mãe viver entrando e saindo do centro médico. Pior ainda a doença dela ter feito com que o pai de Marvin, o patriarca da família, com 71 anos, retornasse de Washington D.C., onde passara o ano anterior pregando. Pai e filho brigavam constantemente durante a juventude de Marvin Júnior. "Ele me disse que nunca recebeu do pai o amor que desejava", diz Shaw. "Ele disse: 'Ele não aceita o meu amor'."

Amor e respeito do pai eram preocupações de primeira ordem para Marvin. Quando chegou a hora de renovar com a Motown, em 1978, Marvin exigiu um bônus de US$ 1 milhão de assinatura de contrato - que fosse entregue em dinheiro vivo, em uma pasta executiva, na mão dele. A Motown não aceitou. "Eu perguntei a Marvin se ele estava louco", lembra Shaw. "E ele respondeu: 'Quero US$ 1 milhão para levar para o meu pai e dizer: 'Está vendo, aqui está 1 milhão. Só quero que você saiba como eu faço sucesso'."


Problemas em todas as frentes - relacionados a drogas, finanças e pessoas - se intensificaram em meados de 1983, quando Gaye saiu em turnê para promover Midnight Love. Decisões profissionais ruins e altos custos transformaram a turnê em fracasso financeiro; alguns críticos também a consideraram desastre artístico. Gaye parecia sem vontade ou sem capacidade de colocar para fora toda a força vocal que conquistara legiões de fãs.

"A turnê causou tantos problemas que foi ridículo", diz Banks, que trabalhou como diretor musical em boa parte dela. "As pessoas o forçavam a fazer turnês mundiais, a cantar em Las Vegas, a fazer mais do que ele podia. Não se preocupavam com ele. E ele era um homem de 44 anos, e estava fora de forma." E, como sempre, havia drogas. "Ele não fazia dois shows seguintes nem na noite depois de uma viagem. E ele ficava açodado. Era igual àquela música de Rockwell: Ele tinha medo de ir dormir porque alguém o observava."

Gaye ficou com medo de morrer depois de receber supostas ameaças; seus medos se intensificaram quando um "remédio" para dor de garganta, fornecido por uma pessoa de sua equipe, o deixou doente. Ele mandou colocar seguranças armados nas coxias enquanto ele se apresentava no palco. Vigias armados também ficavam de plantão na porta de seu quarto de hotel. Outros integrantes de seu séquito também carregavam armas. A turnê terminou em agosto de 1983. Em novembro, Marvin se mudou para a casa dos pais e começou a trabalhar em um novo álbum (ao morrer, a parte instrumental de nove músicas já estava pronta, e estava marcado para ele começar a fazer os vocais em 4 de abril). Ele também tentou se livrar do vício em drogas. "Ele percebeu o que aquilo fez com ele, como o deixava paranóico", diz Banks. "A mãe dele e todo mundo - inclusive ele próprio - espantaram todos os traficantes de drogas mais ou menos em novembro."

Mas, em pouco tempo, Gaye já tinha retomado alguns hábitos nocivos. "Ouvi boatos de que ele estava usando narcóticos pesados", declara um dos amigos do cantor. "De repente, Marvin vivia rodeado de armas."


O comportamento dele foi ficando cada vez mais inconstante. Em um dia, ele podia agir com doçura e leveza e, no seguinte, de maneira absolutamente incomunicável. No início do ano [1984], Bobby Womack convidou Gaye para cantar em seu próximo álbum, The Poet II. "Ele disse que tinha adorado a música, que era para nós nos reunirmos", Womack lembra. "'Ah, cara, que maravilha.' No dia seguinte, foi como se ele não tivesse dito nada. 'Eu falei com você ontem? Não, não falei com você ontem. Não, não, Bobby, você entendeu tudo errado. Olhe, deixe que eu dou um retorno a você...' E ele nunca mais ligou, não retornava as minhas ligações. Essa era a viagem dele."

"As últimas conversas que tivemos foram sobre drogas", conta Gordon Banks. "Cada vez que eu aparecia, ele perguntava se eu tinha alguma coisa. Eu não usava e, a certa altura, perguntei: 'Marvin, como é que alguém pode dar drogas a você? As pessoas amam você'. Ele ficou abalado com aquilo, e passou mais alguns dias sem usar. Marvin usava e parava - na minha opinião, usava mais do que parava."

Procurar ajuda profissional nunca entrou em questão. "Por mais problemas que se possa ter", diz Banks, "é difícil conversar com um total desconhecido sobre o que está acontecendo. Ele não era capaz de deixar que ninguém o colocasse em nenhum lugar. E ele não era capaz de se internar em lugar nenhum".

Marvin Gaye foi declarado morto no California Hospital Medical Center às 13h01. De acordo com o tenente Bob Martin, do Departamento de Polícia de Los Angeles, havia apenas três pessoas na casa dos Gaye quando ele foi morto. Várias fontes afirmam, no entanto, que havia outras pessoas na residência quando os tiros foram disparados. No pandemônio que se seguiu, amigos e integrantes da família se dispersaram; dizem que deram sumiço em drogas e apetrechos relacionados. "Limparam tudo", diz um amigo. "Quando a mãe começou a berrar 'Marvin levou um tiro!', todo mundo fugiu correndo!"


Durante a vida de Marvin Gaye, todo mundo quis tirar um pedaço dele. Sua morte não mudou nada: três dias depois dos tiros, enquanto 10 mil fãs passavam pela frente do caixão, um advogado que representava o irmão dele, Frankie, estava ao telefone com revistas nacionais, negociando supostamente por US$ 1 milhão os direitos para que a família contasse sua versão.

O corpo foi enterrado na quinta, 5 de abril. Depois de ler um trecho do Salmo 23 ("O Senhor é meu pastor..."), Smokey Robinson, Larkin Arnold (vice-presidente da CBS, que contratou Gaye) e Dick Gregory discursaram, cada um por sua vez. Stevie Wonder tocou uma canção chamada "Lighting Up the Candles". A banda de 35 integrantes apresentou um medley de seus maiores sucessos. "Eu gostaria que Marvin Gaye pai estivesse aqui", disse Gregory, "para que eu pudesse dizer que o amo".

Mas Marvin Gaye pai estava na cadeia. Exames mostram que ele não estava drogado quando matou o filho, mas há informações de familiares dando conta de que ele estaria senil e provavelmente perturbado. Ao ser preso, ele não expressou absolutamente emoção nenhuma. Na audiência para acusação por assassinato em 4 de abril, o advogado dele pediu adiamento porque o cliente não tinha "competência mental" para se apresentar perante o tribunal.

"Eu gostaria que o verdadeiro estado mental dele fosse divulgado", diz Banks, "porque ele realmente passou por muita coisa. Na verdade, as coisas estavam bem fáceis para ele. Ele não precisou fazer nada a vida toda. Ele não tinha as responsabilidades que Marvin tinha. Então, sabe como é, a atitude dele às vezes era tão arrogante quanto à de Marvin. Era como se fossem professor e aluno. Gente esperta".


Uma teoria defende que o cantor pode ter apressado a própria morte de maneira intencional. "Marvin achava que tinha chegado o seu momento", disse um amigo próximo. "Ele estava cansado de fugir. Quando ele atiçou o pai, o pai foi obrigado a tomar uma providência."

"É possível que o caso tenha sido esse", afirma Anna Gordy. "Quando eu soube [da morte de Marvin], entendi que era o desejo de Deus. Pensei a respeito do fato de que, estranha e ironicamente, foi a pessoa que ajudou a trazê-lo ao mundo (...) que Deus fez com que o tirasse deste mundo. É provável que haja algo aí."

Para a família e para os amigos - e para os milhões de pessoas que amaram esse homem por meio de sua música -, existe pelo menos um bálsamo: a esperança de que Marvin Pentz Gaye Jr., cuja vida sempre fervilhou de infelicidade, pelo menos agora esteja em paz. "Ah, eu sei que está", diz Anna Gordy. "Ele provavelmente está nos ouvindo conversar neste exato momento, divertindo-se com tudo, e pensando: 'Ai, meu Deus... eles realmente me amavam. O mundo me amava de verdade'."

"Tenho certeza de que sim. Tenho certeza de que sim, porque o Senhor não faria de outro jeito", ela completa.




Imagens












O Corpo de Marvin Gaye Jr. é retirado da casa dos seus pais em Los Angeles




Discografia


 1961 - Os humores com alma de Marvin Gaye (Motown) 1. (Tenho Medo) The Masquerade Is Over (5:13)
2. My Funny Valentine (3:31)
3. Bruxaria (2:27)
4. Easy Living (3:08)
5. How Deep Is Oceano (o quão alto é o céu) (3:11)
6. Love for Sale (2:57)
7. Sempre (3:02)
8. How High the Moon (2:31)
9. Deixe sua consciência ser seu guia (3:06)
10. Never Let You Go (2:45)
11. Você Não Sabe o que É Amor (3:55)
 1962 - aquele sujeito teimoso Meio (Motown) A1. Tipo teimoso de Fellow (2:46)
A2. Pride and Joy (2:38)
A3. Hitch Hike (2:35)
A4. Tenho que chegar em minhas mãos Alguns Lovin '(2:29)
A5. Onde quer que eu Lay My Hat (que é meu Home) (2:16) B1. Plea soldado (02:47) B2. It Hurt Me Too (2:46) B3. Tomando o meu tempo (2:30) B4. Olá Há Anjo (2:48) B5. Eu sou seu Você é minha (2:00)
 1963 - On Stage Gravado ao vivo (Motown) 1. Tipo teimoso de Fellow
2. One of These Days
3. Mo Jo Hanna
4. Dias de vinho e rosas
5. Pride and Joy Gaye
6. Hitch Hike
7. Chegar em minhas mãos Alguns Lovin '
8. You Are My Sunshine
 1964 - Quando estou só eu grito (Motown) A1. Você mudou (3:36)
A2. Eu estava dizendo a ela sobre você (4:50)
A3. I Wonder (3:45)
A4. Eu estarei por perto (4:11)
A5. Por causa de você (3:35) B1. Eu não sei por que (2:48) B2. Eu cresci acostumado ao rosto (3:33) B3.Quando seu amante Has Gone (4:41) B4. Quando estou só eu grito (3:49) B5. Se meu coração podia cantar (3:23)
 1964 - Marvin Gaye & Mary Wells - Together (Motown) A1. Era uma vez (2:29)
A2. Deed I Do (2:51)
A3. Até que te conheci (3:20)
A4. Juntos (2:40)
A5. (Eu te amo) por razões sentimentais (2:33) B1.Late, Late Show (2:41) B2. Após as luzes se apagam Baixo (2:50) B3. Apenas Squeeze Me (mas não Tease Me) (2:31) B4. Qual é o problema com você Baby (2:22) B5. Você veio de longe, de St. Louis (2:52)
 1964 - Olá Broadway (Motown) 1. Olá Broadway (3:14)
2. Pessoas Merrill, Styne 03:16
3. A festa acabou (3:05)
4. Na rua onde vive (2:27)
5. Que tipo de idiota sou eu? (3:41)
6. My Kind of Town (2:39)
7. Dias de vinho e rosas (3:39)
8. Esta é a vida (2:39)
9. My Way (2:56)
10. Olá, Dolly (2:56)
11. Walk on the Wild Side (2:17)
 1965 - Homenagem ao grande Nat King Cole (Motown) 1. Nature Boy (2:52)
2. Ramblin 'Rose (2:54)
3. Too Young (3:50)
4. Finja (2:51)
5. Endireitar Up and Fly Right (2:26)
6. Mona Lisa (3:04)
7. Inesquecível (Mono Version) (3:43)
8. Para os Confins da Terra (2:21)
9. Sweet Lorraine (2:50)
10. É somente uma Lua de Papel (2:28)
11. Enviar por Mim (3:00)
12. Calypso Blues (Mono Version) (04:05)
 1965 - How Sweet It Is To Be Loved By You (Motown) A1. Você é A Wonderful One (2:42)
A2. How Sweet It Is To Be Loved By You (2:57)
A3. Tente o bebê (2:54)
A4. Baby não você faz (02:33)
A5. Need Your Lovin '(Want You Back) (2:22)
A6. Um destes dias (2:56)

B1. No Good Without You (2:37)
B2. Pisando mais perto de seu coração (2:46)
B3. Need Somebody (02:50)
B4. Me And My Room Lonely (02:50)
B5. Agora que você já me ganhou (2:33)
B6. Para sempre (2:23)
 1966 - Moods Of Marvin Gaye (Motown) A1. Eu serei Doggone (2:45)
A2. Queridinha (I Need You) (2:33)
A3. Take This Heart of Mine (2:47)
A4. Hey Diddle Diddle (2:28)
A5. One More Heartache (2:39)
A6. Isso não é Peculiar (3:00)

B1. Night Life (3:03)
B2. Você foi um bom tempo (2:11)
B3. Seu amor imutável (3:11)
B4. Você é a única para mim (3:23)
B5. I Worry 'Bout You (3:21)
B6. One for My Baby (And One mais para a estrada) (4:28)
 1966 - Marvin Gaye & Kim Weston - Take Two (Motown) A1. It Takes Two (2:53)
A2. Eu te amo, sim, eu faço (2:18)
A3. Baby I Need Your (03:09) Loving
A4. Tem que ser um milagre (This Thing Called Love) (3:27)
A5. Bebê Diga Sim (3:12)
A6. Que bom sou eu sem você (02:50)

B1. Til There Was You (2:24)
B2. Amor caiu sobre mim (2:25)
B3. Secret Love (2:44)
B4. I Want You 'Round (2:24)
B5. Heaven Sent You, I Know (03:01)
B6. Quando estamos juntos (2:36)
 1967 - Marvin Gaye e Tammi Terrell (Motown) A1. Não é No Mountain High Enough (2:26)
A2. You Got What It Takes (2:45)
A3. Se eu pudesse construir meu mundo inteiro em torno de você (2:19)
A4. Somethin '(2:40) estúpido
A5. Seu amor precioso (2:59)
A6. Hold Me Oh My Darling (02:45)

B1. Dois pode ter uma festa (2:15)
B2. Pouco Ole Ole Boy Little Girl (2:40)
B3. Se este mundo for Mine (2:45)
B4. Casamento Sad (03:09)
B5. Dê um pouco de amor (2:50)
B6. Ah Como Eu Miss You (2:30)
 1968 - I Heard It Through The Grapevine ou In The Groove (Motown) A1. Você (2:25)
A2. Tear It On Down (2:54)
A3. (2:36) acorrentado
A4. I Heard It Through The Grapevine (2:59)
A5. At Last (I Found A Love) (2:36)
A6. Some Kind Of Wonderful (2:18)

B1. Amar você é mais doce do que Nunca (2:44)
B2. Mudar o que puder (2:38)
B3. É amor que eu preciso (2:54)
B4. Cada agora e então (02:58)
B5. Você é o que está acontecendo (no mundo de hoje) (2:20)
B6. There Goes My Baby (2:23)
 1968 - Marvin Gaye e Tammi Terrell - Você é tudo que eu preciso (Motown) A1. Não é nada como a coisa real (2:12)
A2. Keep On Loving Me Mel (2:28)
A3. Você é tudo que eu preciso Get By (2:47)
A4. Bebê Doncha Worry (02:50)
A5. Você não é Livin 'até que você esteja Lovin' (2:45)
A6. Dê, você apenas não pode vencer (2:45) B1.Quando o amor vem batendo no seu coração (2:27)B2. Venha e me ver (2:26) B3. Eu não posso ajudar mas te amo (02:45) B4. Isso é assim (desde que você se foi) (02:58) B5. Eu nunca vou parar de amar você baby (2:59) B6. Peito de memória (2:52)

 1969 - MPG (Motown) A1. Pensamento muito ocupado Sobre My Baby (2:57)
A2. Essa Magia Momento (2:39)
A3. Essa é a maneira Love Is (3:40)
A4. O Fim de Nossa Estrada (2:49)
A5. Buscai e achareis (3:39)
A6. Memórias (2:44) B1. Apenas um homem solitário saberia (2:55) B2. É uma pílula amarga para engolir (3:11) B3. Mais do que um coração pode estar (02:55)B4. Tente My True Love (2:56) B5. Tenho que ir para a Califórnia (02:51) B6. Ele não demorar muito para me manter (2:39)

 1969 - Marvin Gaye e Tammi Terrell - Fácil (Motown) A1. Lovin bom não é fácil de encontrar (2:52)
A2. California Soul (02:46)
A3. Amor acordou-me esta manhã (2:29)
A4. Este Pobre Coração de Minas (02:39)
A5. Eu sou seu fantoche (2:56)
A6. The Onion Song (2:55) B1. O que você me deu (2:40) B2. Baby I Need Your Loving (2:59) B3. Eu não acredito que você me ama (2:42) B4. Como você vai mantê-lo (depois de Get It) (2:49) B5. Mais, mais, mais (2:29) B6. Feelin satisfeito "(2:50)

 1970 - Essa é a maneira Love Is (Motown) A1. Vou dar-lhe todo o amor que eu tenho
A2. Ontem
A3. Groovin '
A4. Eu queria que chovesse
A5. Esse é o Caminho do Amor é
A6. Como posso esquecer

B1. Abraham, Martin & John
B2. Vou continuar Tryin 'Até que eu ganhar o seu amor
B3. Sem tempo para lágrimas
B4. Cloud Nine
B5. Não senhorita Me a Baby Little Bit
B6. So Long
 1971 - O que está acontecendo (Motown) A1. O que está acontecendo (3:50)
A2. O que está acontecendo Brother (2:57)
A3. Alta Flyin '(In The Sky correta) (3:40)
A4. Save The Children (04:06)
A5. Deus é amor (1:44)
A6. Mercy Mercy (The Ecology) (3:03)

B1. Right On (7:15)
B2. Em total Santo (3:06)
B3. Inner City Blues (Make Me Wanna Holler) (5:30)
 1972 - Trouble Man (Motown) A1. Tema principal de Trouble Man (2) (2:30)
A2. "T" joga-lo (4:29) Cool
A3. Pobre Abbey Walsh (4:11)
A4. Break In (Polícia Atire Big) (02:01)
A5. Apartamento de Cleo (2:13)
A6. Trouble Man (03:48)
A7. Theme From Trouble Man (2:02)

B1. "T" está para Trouble (4:50)
B2. Tema principal de Trouble Man (1) (3:54)
B3. A vida é um jogo (02:31)
B4. Deep-In-A (1:25)
B5. Não suje com Mister "T" (3:05)
B6. There Goes Mister "T" (1:37)
 1973 - Diana Ross & Marvin Gaye - Diana & Marvin (Motown) A1. Você é Tudo (2:51)
A2. Amor Twins (3:27)
A3. Não Bata Meu Amor (2:18)
A4. Você é uma parte especial de mim (3:31)
A5. Prometendo Meu Amor (3:22)

B1. Apenas diga, Just Say (04:05)
B2. Pare, Olhe, Escute (To Your Heart) (2:52)
B3. Estou Falling In Love With You (2:39)
B4. My Mistake (Was to Love You) (2:54)
B5. Inclua-me na sua vida (3:08)
 1973 - Vamos Get It On (Motown) A1. Vamos Get It On (4:44)
A2. Por favor, Stay (Once You Go Away) (3:32)
A3. Se eu morrer hoje à noite (03:57)
A4. Mantenha Gettin 'It On (3:12)

B1. Venha chegar a este (2:40)
B2. Amante distante (4:15)
B3. Você Sure Love To Ball (04:43)
B4. Só para mantê-lo satisfeito (4:35)
 1974 - Live (Motown) A1. Introdução (0:34)
A2. Overture (2:24)
A3. Problema Man ​​(6:33)
A4. Inner City Blues (Make Me Wanna Holler) (3:23)
A5. Distant Lover (6:20)
A6. Janeiro (3:14)

B1. Medley fóssil: Eu serei Doggone / Try It Baby / Can I Get A Witness / Você é um maravilhoso / tipo teimoso de Fellow / How Sweet It Is (To Be Loved By You) (11:31)
B2. Vamos Get It On (4:49)
B3. O que está acontecendo (04:53)
 1976 - I Want You (Motown) A1. I Want You (Vocal) (4:35)
A2. Venha viver comigo Angel (6:28)
A3. Depois da dança (Instrumental) (4:21)
A4. Sinta todo o meu amor Dentro (3:23)
A5. I Wanna Be Where You Are (1:17)

B1. I Want You (Intro Jam) (0:20)
B2. A toda a volta (3:50)
B3. Desde I Had You (04:05)
B4. Em breve eu vou te amar outra vez (3:14)
B5. I Want You (1:41)
B6. Depois da dança (Vocal) (4:40)
 1977 - Live At London Palladium (Motown) A1. Tema Intro (2:32)
A2. Rodada All The Way "(4:50)
A3. Desde I Had You (4:21)
A4. Venha chegar a este (02:02)
A5. Vamos Get It On (6:48)

B1. Problema Man ​​(6:13)
B2. Medley 1 - não é peculiar / você é um maravilhoso / tipo teimoso de Fellow / Pride And Joy Querida / Little (I Need You) / I Heard It Through The Grapevine Hike / Engate / Você / Pensamento demasiado ocupado Sobre o meu Baby / How Sweet It Is (To Be Loved By You) (8:47)
B3. Medley 2 - Blues Inner City (Make Me Wanna Holler) / Deus é amor / O que está acontecendo / Save The Children (9:35)

C1. Medley 3 - Você é tudo que precisa para sobreviver / não há nada como o Real Thing / Your Precious Love / It Takes Two / não No Mountain High Enough (11:57)
C2. Distant Lover (5:25)
C3. Fechando Tema / I Want You (2:49)

D. Got To Give It Up (11:51)
 1978 - Hear My Dear (Motown) A1. Here, My Dear (2:48)
A2. Eu conheci uma garota Little (4:58)
A3. Quando você parar de me amar, quando eu Stop Loving You (6:11)
A4. Raiva (3:58)

B1. Isso é (7:42) Chega
B2. Todo mundo precisa de amor (5:41)
B3. Time To Get It Together (3:51)

C1. Sparrow (06:06)
C2. Canção de Anna (05:49)
C3. Quando você parar de me amar, quando eu Stop Loving You (Instrumental) (5:59)

D1. A Funky do Espaço Reencarnação (8:12)
D2. Você pode deixar, mas vai custar-lhe (5:27)
D3. Falling In Love Again (4:36)
D4. Quando você parar de me amar, quando eu Stop Loving You (Reprise) (00:40)
 1979 - Homem Amor (Motown) A1. Ego Tripping Out
​​A2. A vida é um jogo de dar e receber
A3. A vida está agora em sessão

B1. Eu ofereço-lhe nada mais que amor
B2. Só porque você é tão bonita
B3. 'N' dança Seja feliz
B4. Funk Me Gaye
B5. Apelo do Amor
 1981 - Em sua vida (Motown) A1. Louvor (4:49)
A2. A vida é para aprender (3:39)
A3. Amor Festa (4:55)
A4. Funk Me (5:32)

B1. Far Cry (4:26)
B2. Love Me Now Or Leave Me Later (5:00)
B3. Love Affair pesado (3:46)
B4. In Our Lifetime (06:56)
 1982 - Midnight Love (CBS) A1. Meia-noite Senhora (5:17)
A2. Sexual Healing (3:59)
A3. Rockin 'After Midnight (6:03)
A4. 'Til Tomorrow (04:58)

B1. Vire uma música (05:08)
B2. Garota Terceiro Mundo (4:35)
B3. Joy (4:23)
B4. Meu amor está esperando (05:08)
 1983 - Live A coleção Magic (ARC) 1. Introdução Gaye (9:47)
2. Terceiro Mundo Garota Gaye (8:12)
3. I Heard It Through a Grapevine forte (3:50)
4. Come Get para Este (3:37)
5. Vamos Get It On Gaye (5:21)
6. Inner City Blues (Make Me Wanna Holler) (5:18)
7. Joy (4:27)
8. Não é nada como a coisa real (3:36)
9. Seu amor precioso (3:35)
10. Se este mundo for Mine (1:07)
11. Amante distante (9:38)
12. Sexual Healing (12:14)
 1985 - Sonho de Vida (CBS) A1. Santificado Lady (5:30)
A2. Savage no saco (3:19)
A3. Masoquista Beleza (4:39)
A4. É uma loucura (3:22)

B1. Não é engraçado (como as coisas Turn Around) (4:54)
B2. Symphony (2:49)
B3. Opera vida (07:41)
B4. Sonho de uma vida (3:49)
 
1985 - Romantically Yours (Columbia) 
1. Mais (2:40)
2. Why Did I Choose You (2:36)
3. Maria (3:06)
4. A sombra de seu sorriso (3:03)
5. Fly Me To The Moon (3:19)
6. Eu não vou mais chorar (2:40)
7. Just Like (4:08)
8. Walkin 'In The Rain (2:54)
9. Eu vivo para Você (2:40)
10. Estranho em Minha Vida (3:41)
11. Happy Go Lucky (2:35)
 Marvin Gaye - The Last Concert Tour (CBS) 1991 1. Introdução
2. Garota Terceiro Mundo
3. I Heard It Through The Grapevine
4. Venha chegar a esta
5. Deus é meu amigo
6. O que está acontecendo
7. Não é nada como a coisa real
8. Seu amor precioso
9. Amor Twins
10. Se este mundo Fosse Minha
11. Joy
12. Intermission / Percussão Interlude
13. Inner City Blues (Make Me Wanna Holler)
14. Vamos Get It On
15. Amante distante
16. Rockin 'After Midnight
17. Sexual Healing
18. O Capítulo Final
 1997 - vulnerável (Motown) 1. Why Did I Choose You (2:38)
2. Ela precisa de mim (3:26)
3. Engraçado, não muito (2:44)
4. Isso vai fazer você rir (2:54)
5. The Shadow Of Your Smile (3:08)
6. Eu desejo que eu não te amava tanto (2:35)
7. Eu não vou mais chorar (2:53)
8. Why Did I Choose You (Alternate Performance Vocal) (2:37)
9. Eu desejo que eu não te amava tanto (Performance Vocal Alternativo) (2:35)
10. Eu não vou mais chorar (Performance Vocal Alternativo) (02:53)
 2005 - Live At The Copa (Hip O Select) 1. I Concentrate on You (3:19)
2. Apenas Time In (1:59)
3. How Sweet It Is (To Be Loved By You) (4:48)
4. Motown Medley 1: Can I Get A Witness / Você é um maravilhoso / tipo teimoso de Fellow / Baby Não faça isso / Try It Baby / One More Heartache (6:00)
4A. Posso ter uma testemunha
4B. Você é um maravilhoso uma
4C. Tipo teimoso do companheiro
4D. O bebê não o faça
4E. Tente o bebê
4F. One More Heartache
5. Laia Ladaia (Reza) (5:08)
6. Georgia Rose (3:36)
7. A canção é Você (2:20)
8. Isso não é peculiar (3:43)
9. Toda vez em quando (2:33)
10. The Shadow Of Your Smile (3:17)
11. Canção noite (05:02)
12. Pride And Joy (5:42)
13. Este poderia ser o começo de algo grande (2:02) 
14. Strangers In The Night (3:27)
15. Introdução de Orquestra (1:27)
16. Quem pode I Turn To (quando ninguém precisa de mim) (3:15) 
17. Motown Medley 2: Eu serei Doggone / Eu não posso me ajudar (Sugar Pie, Honey Bunch) / Uptight (tudo está bem) / Hitch Hike (8:33)






Fonte: Marvin Gaye http://whiplash.net/materias/biografias/039045-marvingaye.html#ixzz2G4sexQCb




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